quinta-feira, 2 de março de 2006

Conviver...

Desde novo que oiço dizer que hoje em dia as pessoas já não estão juntas a conversar como se fazia antigamente. Essa ideia de serões sem televisão em que as pessoas estavam juntas numa sala, simplesmente a conversar e a conviver umas com as outras, sempre me fascinou. Sempre imaginei essa cena com alguém mais velho a contar histórias ou a partilhar as suas vivências com o resto dos presentes.
Foi curioso sentir hoje durante o almoço ter estado a fazer exactamente aquilo que descrevi. Há algo de extraordinário na hospitalidade das pessoas, especialmente quando perfeitos estranhos, que conhecemos apenas algumas horas antes, nos convidam para almoçar em sua casa oferecendo tudo do melhor que têm.
Sem nada que assim o obrigasse, dei com a mesa posta para sete. O almoço ia ser um ensopado de borrego com arroz, feijão e batata. Tudo acompanhado de um bom pão saloio e regado com vinho tinto. Para meu próprio espanto repeti até não poder mais. Senti-me bem no meio de estranhos, cada um a falar com gosto, a apreciar o facto de ali estar naquele momento. Ouvi as tais histórias e ri-me com gosto. Veio o café com uma fatia de bolo. Claro que o habitual medronho veio fazer companhia aos outros dois já bebidos logo à chegada. A partida foi sendo adiada o mais possível, pois eram os próprios donos da casa que insistiam em continuar a falar, dizendo que a nossa companhia lhes estava a saber bem...
Daqui a alguns anos vou provavelmente dizer aos meus filhos que as pessoas já não conversam como antigamente...