segunda-feira, 20 de novembro de 2006

O raio do espanhol!

Lisboa, estação de comboios do cais de sodré, 17 horas 45 minutos e uma vontade imensa de chegar a casa e de curar a porcaria da constipação de uma vez por todas! HAHAHAHA, é a gargalhada que o destino resolve soltar. O primeiro sinal sonoro apenas avisa aos "senhores passageiros que ocorreu um acidente de viação na zona de Alcântara e por esse motivo a circulação ferroviária encontra-se momentaneamente interrompida, origado."
Penso eu, acidente de viação??? Mas isto é um comboio, o que é que os carros têm a ver com o quiosque?
Dez segundos após o 1º sinal sonoro vem mais um dos muitos avisos que tive de aturar neste fim de tarde, mas que dizia, "O próximo comboio com destino a Cascais que pára em todas as estações, vai partir da linha nº 4". Infelizmente só me apercebi que a linha nº4 era a linha que estava exactamente encostada a mim do lado esquerdo, pelo que quase fui atropelado por uma horda de populaça a sair dos restantes comboios e a dirigirem-se à linha 4 por cima da minha pessoa. A cena mais parecida com a que vi nesta altura, foi a imagem do metro de Tóquio e os senhores com luvas brancas a empurrar os passageiros para dentro das carruagens.
Como não estava para me meter naquela confusão resolvi entrar noutro comboio e sentar-me a ler o meu livro. Seguem-se mais 500 avisos a dizer que o comboio da linha 4 irá partir dentro de breves instantes (e nisto eu olho para a cara das sardinhas em lata, que na altura já deviam rogar pragas à mulher dos avisos, por um instante ser igual a 30 minutos). O aviso 501, que veio fazer toda a diferença, foi o seguinte " senhores passageiros o próximo comboio com destino a Cascais que pára em todas as estações, vai partir da linha nº 5."
Na minha cabeça enquanto via a horda de gente a mudar de carruagem e a espumar da boca apenas se ouvia a seguinte melodia.
A conta gotas o s comboios foram saíndo e outros chegando. Finalmente o meu partiu. Acabei de ler o livro que levava comigo. Duas horas mais tarde chego a casa. Ligo as notícias e percebo que a causa de todo este transtono, foi nada mais nada menos do que um senhor espanhol, que "estacionou" o seu camião TIR na linha de comboio, depois de ter galgado o separador, por ter ficado encadeado com o sol que se estava a pôr.
E óculos escuros, não??