quinta-feira, 23 de agosto de 2007
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
O rodeo sahariano
Chegamos a Ksar Ghilane o ponto mais a sul da nossa viagem, para passar uma noite numa tenda dentro de um oásis no meio do deserto.
Antes da dormida aproveitou-se para dar um passeio de dromedário e para ver o por do sol.
O animalzinho em segundo plano a olhar com ar de desafio para a foto foi o bicho que me calhou em sorte.
Guinchou o caminho todo, tentou morder os outros dromedários, enrolou-se por duas vezes na corda do companheiro da frente tentando atirar-me ao chão. Como o guia não se aproximava para acalmar a situação (devia estar com medo de ficar debaixo da fera) o meu "areias" sentiu-se à vontade para se atirar ao chão e levantar-se umas poucas vezes para além de me sacudir de um lado para o outro. Uma ou duas queimaduras de corda foi a recordação que levei desse passeio.
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
Deserto 4x4
Penetra-se na Tunísia profunda e entra-se pelo Sahara a dentro.
Objectivo cenário da Guerra das Estrelas.
Objectivo cenário da Guerra das Estrelas.
Nada melhor que uma pequena aventura fora de pista e a alta velocidade para ter um gostinho moderno do deserto. Sobe duna, desce duna, anda de lado... dá para tudo, até para descer agarrado ao tejadilho do jipe, voltar ao contrário e tirar fotos do grupo que se segue.
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
Mesquitada
Cá na europa são as igrejas. Por lá são as mesquitas.
Por alguma razão os não-muçulmanos não podem entrar nas salas de orações, mas podem andar a passear pelo resto da mesquita, desde que devidamente tapados.
Já um muçulmano praticante tem de cumprir um a série de rituais diários, que iplicam a ida à mesquita para 5 orações diárias, em que a primeira começa às 4h30 da manhã (se tiverem a mesma sorte do que eu ficam num hotel ao lado de um minarete para comprovar estas horas). Também têm de lavar variadas partes do corpo uma série de vezes antes de cada oração.
Uma olhadela mais atenta aos capitéis das colunas de qualquer mesquita, deixa vislumbrar a passagem dos romanos por africa e o porquê de só restarem ruínas...
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Sidi Bou Said
A poucos quilómetros de capital Tunis e da antiga cidade de Cartago, encontra-se a vila do branco e azul.
A vista para o mediterrâneo é fantástica, valendo a pena perder alguns minutos a beber o típico chá de menta enquanto se perde o olhar pelo horizonte.
Depois de refrescados, nada melhor que um passeio para descobrir as ruelas da vila.
domingo, 5 de agosto de 2007
TUNÍSIA
Estou de volta!
Que país cheio de diversidade! Campos de oliveiras a norte. Uma costa com mais de 1o00km de praias. Mas o que marca mais é o deserto.
Que país cheio de diversidade! Campos de oliveiras a norte. Uma costa com mais de 1o00km de praias. Mas o que marca mais é o deserto.
Aqui ficam três fotos do que foi uma aventura de duas semanas.
A crónica mais detalhada irá certamente preencher os próximos posts deste blog.
A crónica mais detalhada irá certamente preencher os próximos posts deste blog.
A foto de conjunto com o nosso guia Machmud e com o motorista Ali "o Taliban".