quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Teorias da conspiração

Hoje li uma notícia no DN que me deixou bastante perturbado.
É que depois de ler as entrelinhas basta somar 2+2 e obtemos 1640 !?!

Não estão a perceber?Então deixem que vos refresque a memória.

Em 1415 Portugal conquista Ceuta, seguindo-se a descoberta da Madeira (1418) e dos Açores (1432). Estavam dados assim, os primeiros passos para a expansão territorial fora do continente.
Ora por esta altura os nuestros hermanos ainda andavam à bulha com os Árabes, tentando expulsá-los da peninsula ibérica, ou seja estavam a anos luz de Portugal.
Na minha opinião o sucesso traz a inveja de outros, e como tal os nossos vizinhos deviam estar roídos.
Infelizmente depois de um desaire em Alcácer-Quibir, a porta fica escancarada e os vizinhos vêm cá molhar a sopa. Portugal fica sob a alçada espanhola em 1580.
A negligência, o abuso e a quebra de promessas sucedem-se. Como Portugal estava indirectamente envolvido nas disputas europeias espanholas, corria grandes riscos, acabando por perder vastos territórios em Africa, no Oriente e especialmente no Brasil.

Chegamos à parte da história que nos permite gozar um fim-de-semana prolongado, devido a um feriadozito muito jeitoso.

No dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos introduz-se no Paço da Ribeira, onde residia a Duquesa de Mântua, representante da coroa espanhola. Como não se bate a uma mulher nem com uma flor, a rapaziada decide atirar o secretário Miguel de Vasconcelos pela janela fora, e depois proclamar D. João, Duque de Bragança, rei de Portugal (pelas minhas contas D. João IV).
60 anos de domínio espanhol sobre Portugal acabam ali.
Claro que o orgulho obrigou os nuestros hermanos a tentar vir cá recuperar o país, e como tal andaram a apanhar nas orelhas durante os 28 anos seguintes até ser assinado um acordo de paz (no entanto Ceuta ficou para Espanha).

Agora perguntam vocês: mas que raio tem a restauração da independência a ver com a porcaria da notícia no início deste já extensíssimo post?

É que a inveja ainda lá está, e como os hermanos ainda não recuperaram de uma série de derrotas às nossas mãos (1385 - pancada ao quadrado em Aljubarrota; 1640 - já vocês sabem, e 2004 no Euro), andam a tentar ver se nos apanham pela calada e se arrumam de vez com a alma Lusa.
Neste caso com a ajuda de algumas multinacionais, toca de encher os Portugueses de sal e banha, para que só sobre um bando de hipertensos e de obesos propensos a enfartes do miocárdio!