sábado, 25 de março de 2006

Eu só queria um pão!

Hoje de tarde fui fazer as compras da semana a uma grande superfície. Comprei tudo o que queria, excepto pão, pois esse é para ser comprado numa padariazita em Messines. Pão do Algarve quente, hummmmm, pensei eu.
Estacionei o carro e entro na padaria. Só estava lá uma outra cliente. Melhor dizendo uma cliente e meia, pois a senhora estava acompanhada da neta de 3 anos.
Começam então os que viriam a ser conhecidos como os 15 minutos mais longos da minha vida.
A senhora resolve começar a pedir miniaturas. Perguntou o preço de cada uma das variedades, e depois começou: "É um saquinho com dois destes, três destes, um deste e mais dois deste". 4 minutos depois, "Agora é mais um saquinho com dois destes e dois daqueles". 3 minutos depois, "Quanto custam estes outra vez?" "Então não, é mais um saquinho com três destes e quatro daqueles". É o tudo pensei, para logo ouvir: "É mais uma goma das pretas."
A conta é feita e a mulher prepara-se para pagar. Finalmente vou poder comprar o meu pão. HAHAHA! Alguém lá em cima resolveu trocar-me as voltas, pois nisto a criança começa a embirrar que não queria a goma preta, mas a encarnada. A avó começa a dizer-lhe que as outras não estão para venda e obriga a senhora da padaria a dizer o mesmo, mas sem desamparar a loja e a continuar a olhar para a neta a ver a reacção dela.
É triste quando um ser de 3 anos consegue ser mais manhoso que um de 70. A miuda vê que a explicação da avó não está a ser muito convincente e muda a cor da goma para branco. A senhora da padaria já só olhava para mim a rir, eu retribuí o sorriso para não chorar.
"Olhe então é mais uma goma branca; é branca não é filha?"
Finalmente a mulher paga e sai da padaria.
Da próxima ninguém me engana, é pão de forma e mais nada.