sexta-feira, 7 de julho de 2006

Os amigos do Gervásio

Para quem tem memória curta, o Gervásio é o chimpanzé do anúncio dos ecopontos capaz de fazer a separação do lixo reciclável.
Num país em que a consciência ecologica não é, digamos, o prato forte somos confrontados com medidas aberrantes que só fazem as pessoas pensar em desistir de reciclar. Hoje li uma notícia que diz simplesmente que a Câmara Municupal de Lisboa anda a multar as pessoas que deixam o lixo ao lado dos ecopontos quando estes estão cheios. A parte mais curiosa é que se por acaso alguém (por exemplo, um sem-abrigo à procura de algum cartão para se deitar) retirar o nosso lixo do ecoponto cá para fora, e apesar de termos feito tudo correctamente, podemos continuar a ser multados. Somos nós que temos de provar que somos inocentes. A única maneira de o fazer, penso que é montar guarda de 24h aos ecopontos de caçadeira em punho, para garantir que os nossos papéis não venham cá para fora.
O que os senhores do anúncio se esqueceram de dizer, é que o Gervásio tem uns amigos que vasculham os nossos papéis em busca de possíveis referências a moradas ou nomes, por forma a poder entalar o cidadão mais eco-consciente.
A mensagem que passa é que alguém que resolva reciclar seja o que for, vai ter o dobro do trabalho e no final arrisca-se a ficar com menos dinheiro na conta bancária. É preferível continuar a meter o lixo todo à molhada, pois ao menos ninguém nos chateia.
Já agora uma pequena sugestão, se perdessem mais tempo a ir esvaziar os ecopontos, em vez de andar a vasculhar o nosso lixo, talvez as coisas corressem melhor.